Recreação Hoteleira no “Novo Normal”

Influências da pandemia na relação hóspede x lazer.

Paulo Rodrigues, da Sun Lazer, realizou uma pesquisa de mercado no início do mês de dezembro de 2020, para apresentar em uma jornada científica da ESC-ESEFIC (Escola Superior de Educação Física de Cruzeiro-SP). O objetivo era entender o que os clientes estão esperando dos hotéis quanto aos protocolos de prevenção da COVID-19 no lazer.

Foram enviadas 123 formulários para clientes de redes hoteleiras (hóspedes) de MG, SP e RJ, guias de turismo da região e gestores de hotéis. Tivemos um total de 54 questionários 100% respondidos. As perguntas realizadas foram as seguintes:

  • Você tem costume de viajar para hotéis e resorts?
  • Viaja com crianças?
  • A recreação é um quesito importante para escolher o destino?
  • Já viajou para hotéis ou resorts após a chegada da pandemia de COVID-19?
  • Quais procedimentos tomou, ou tomaria para viajar?
  • O que você espera que o hotel possa te oferecer de segurança contra a COVID-19?
  • Quanto as atividades de lazer, como aulas de hidroginásticas, gincanas, aulas de dança, brincadeiras e etc. Como você está participando, ou pretende participar?
  • Você considera que seria seguro em caso de filhos, deixá-los com os recreadores para as atividades? Considerando a situação atual da pandemia.
  • Você se sentiria atraído por atividades recreativas que utilizam da tecnologia para interação social? Mantendo assim o distanciamento previsto como seguro de outras pessoas.
  • Já utilizou tecnologia para atividades recreativas em hotéis? Se sim, quais foram?

Com essas perguntas conseguimos identificar alguns perfis interessantes.

  1. Há uma maioria de pessoas que viaja para os hotéis e resorts, sempre ou de vez em quando levam crianças.
  2. Existe ainda uma grande quantidade de clientes em potenciais que não retomaram suas viagens com a família, mas pretendem voltar mesmo sem a vacina a princípio.
  3. O lazer só não é importante na escolha do destino para aqueles que não possuem filhos.
  4. Há uma maioria significativa que espera a execução de todos os protocolos de segurança. Tanto do estabelecimento, quanto pessoal.
  5. A maioria daqueles que viaja, participa de atividades de lazer. Porém preferem atividades que respeitem os protocolos de segurança e prevenção, utilizando seus pertences próprios, ou apenas máscaras e distanciamento social.
  6. Para que as crianças participem das atividades de lazer, o hotel precisará oferecer todos esses protocolos. Somente assim a adesão às atividades será significativa.
  7. A tendência das atividades que utilizam de tecnologia agradar os participantes neste momento é grande, logo, deverá ser explorada.

Tendo em vista os perfis encontrados na pesquisa, e os hotéis na região que já retornaram após a volta do setor, conclui-se que:

– Há uma grande necessidade de adaptação do segmento de lazer nos hotéis, para com a necessidade de manter e seguir os protocolos sanitários.


Como sugestões para os hotéis listamos:

Programações:

  • Utilização de informativos digitais;
  • Utilização das redes sociais para transmissão de atividades infantis e adultas para;
    aqueles que se mantem em isolamento;
  • Higiene de equipamentos e constante atenção aos espaços abertos de preferência;
  • Utilização de EPIs de segurança (máscaras, face-shield, borrifador de álcool em gel);
  • Adaptação do número de participantes por atividades, assim como turmas infantis;
  • Adequação de espaços fechados x capacidade;
  • Criação de uma programação híbrida (rodízio por estações intercalando ferramentas
    tecnológicas ou não e explorando as EXPERIÊNCIAS do lazer descritas anteriormente);
  • Criação de espaços WORK-FUN (local onde somente uma família poderá unir o trabalho
    home-office dos pais, com atividades individualizadas infantis). Por exemplo salas de
    reuniões com mesa de trabalho individual, e um teatro ou contação de história ao fundo

Atividades:

  • Utilização de QR code para atividades como quiz ou jogos de perguntas e respostas;
  • Utilização de mais GAMES SHOWS (jogos shows, no estilo auditório);
  • Execução de caças individualizados, onde nenhuma criança precisará tocar outr;
    (separadas por cores, números e etc);
  • Atividades individuais ou por família com agendamento prévio, seja esportiva ou lúdica.
    Por exemplo torneio em família de ping-pong, totó ou outros jogo;
  • Cinema a céu aberto (inserção de telão em áreas abertas com esteiras, cadeiras ou mesas
    isoladas);
  • Para crianças principalmente em alguns jogos utilização de bambolês para delimitação de
    distanciamento social;
  • Criação de músicas infantis que reforcem os protocolos de segurança, desde que sejam
    animadas claro;

Com essa pesquisa, percebemos que o setor de lazer precisa urgentemente passar por uma reformulação, e tenha certeza que isso será para sempre, mesmo após a vacina. Pois o comportamento humano está sendo alterado, e isso permanecerá.

E aí, vamos pensar juntos em como estar um passo a frente?

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