Como crianças e adultos podem se desenvolver brincando
É natural hoje em dia vermos no mercado corporativo diversos eventos, treinamentos, capacitações baseados em vivências de jogos, atividades lúdicas que buscam desenvolver capacidades e habilidades utilizadas no dia a dia de trabalho.
Mas por que?
O jogo, brinquedo, brincadeiras, o mundo lúdico desperta em todos sentimentos, habilidades e virtudes autênticas e sinceras, que faz com que durante as trocas com seus pares, possam principalmente COMPARAR e APRENDER por meio desta comparação de diferenças e conquistas.
Tratando das crianças, é muito comum em uma turma heterogênea, vermos a troca contínua de olhares, discussões, resultados entre eles em brincadeiras e jogos simples como uma corrida, um pique entre outros. Eles por ainda não possuírem tanta malícia, agem de forma natural e autêntica , o que enriquece muito as trocas entre eles, facilitando a construção do aprendizado e desenvolvimento infantil.
O momento da brincadeira é uma oportunidade de desenvolvimento para a criança. Através do brincar ela aprende, experimenta o mundo, possibilidades, relações sociais, elabora sua autonomia de ação e organiza suas emoções.
O principal objetivo da brincadeira é explorar. Para uma criança pequena, tudo é experimento, até jogar e brincar com o prato de comida. A brincadeira é um espaço para explorar sentimentos e valores, assim como para desenvolver suas habilidades.
A brincadeira surge de objetos estruturados e não estruturados, disponibilizados para as crianças. A partir da brincadeira, observamos que a exploração e a sequência lúdica dependem, única e exclusivamente, de cada criança ou, por vezes, de um grupo de crianças dispostas a compartilhar o brincar.
Através do brincar e a partir do sentimento que aflora em cada brincadeira, a criança faz a leitura do mundo e aprende a lidar com ele, recria, repensa, imita, desenvolvendo, além de aspectos físicos e motores, aspectos cognitivos, bem como valores sociais, morais, tornando-se cooperativo, sociável e capaz de escolher seu papel na sociedade.
Quando a criança tem a oportunidade de escolha, que inicia com o brincar, ela exercita a sua liberdade e assim se torna uma criança mais observadora e crítica, não aceitando com facilidade que seja comandada.
Para enfrentar o mundo, temos que ser sociáveis, manifestar desejos e expressar opiniões, assim, a criança precisa saber o seu papel, seja na sua casa, na escola, na rua, no seu bairro, por fim, na sociedade para, a partir desse conhecimento, apropriar-se de suas escolhas.
No brincar a criança explora, coleta, seleciona, coleciona e constrói conforme a sua vontade e/ou através de observações de experiências anteriores. Assim, ela aprende a elaborar suas reflexões, estratégias, independência e criatividade, permitindo que aumente a sua experiência e do grupo na qual está inserida.
As brincadeiras contribuem no desenvolvimento infantil de forma decisiva, construindo um adulto que acredita em seu potencial transformador, cultivando dentro de si uma forte vontade de viver em um mundo melhor.
Phomenta: https://www.phomenta.com.br/papel-brincadeiras-desenvolvimento-infantil
Com isso fica fácil descobrirmos a GRANDE importância do BRINCAR, do LÚDICO no desenvolvimento infantil e formação da sua personalidade!
Fique ligado que vamos estudar MUITO MAIS sobre o tema no nosso curso de Ludicidade e desenvolvimento Infantil, dia 05 de outubro! Garanta sua vaga AQUI
Fontes: PHOMENTA