Influências da pandemia na relação hóspede x lazer.
Paulo Rodrigues, da Sun Lazer, realizou uma pesquisa de mercado no início do mês de dezembro de 2020, para apresentar em uma jornada científica da ESC-ESEFIC (Escola Superior de Educação Física de Cruzeiro-SP). O objetivo era entender o que os clientes estão esperando dos hotéis quanto aos protocolos de prevenção da COVID-19 no lazer.
Foram enviadas 123 formulários para clientes de redes hoteleiras (hóspedes) de MG, SP e RJ, guias de turismo da região e gestores de hotéis. Tivemos um total de 54 questionários 100% respondidos. As perguntas realizadas foram as seguintes:
- Você tem costume de viajar para hotéis e resorts?
- Viaja com crianças?
- A recreação é um quesito importante para escolher o destino?
- Já viajou para hotéis ou resorts após a chegada da pandemia de COVID-19?
- Quais procedimentos tomou, ou tomaria para viajar?
- O que você espera que o hotel possa te oferecer de segurança contra a COVID-19?
- Quanto as atividades de lazer, como aulas de hidroginásticas, gincanas, aulas de dança, brincadeiras e etc. Como você está participando, ou pretende participar?
- Você considera que seria seguro em caso de filhos, deixá-los com os recreadores para as atividades? Considerando a situação atual da pandemia.
- Você se sentiria atraído por atividades recreativas que utilizam da tecnologia para interação social? Mantendo assim o distanciamento previsto como seguro de outras pessoas.
- Já utilizou tecnologia para atividades recreativas em hotéis? Se sim, quais foram?


Com essas perguntas conseguimos identificar alguns perfis interessantes.
- Há uma maioria de pessoas que viaja para os hotéis e resorts, sempre ou de vez em quando levam crianças.
- Existe ainda uma grande quantidade de clientes em potenciais que não retomaram suas viagens com a família, mas pretendem voltar mesmo sem a vacina a princípio.
- O lazer só não é importante na escolha do destino para aqueles que não possuem filhos.
- Há uma maioria significativa que espera a execução de todos os protocolos de segurança. Tanto do estabelecimento, quanto pessoal.
- A maioria daqueles que viaja, participa de atividades de lazer. Porém preferem atividades que respeitem os protocolos de segurança e prevenção, utilizando seus pertences próprios, ou apenas máscaras e distanciamento social.
- Para que as crianças participem das atividades de lazer, o hotel precisará oferecer todos esses protocolos. Somente assim a adesão às atividades será significativa.
- A tendência das atividades que utilizam de tecnologia agradar os participantes neste momento é grande, logo, deverá ser explorada.

Tendo em vista os perfis encontrados na pesquisa, e os hotéis na região que já retornaram após a volta do setor, conclui-se que:
– Há uma grande necessidade de adaptação do segmento de lazer nos hotéis, para com a necessidade de manter e seguir os protocolos sanitários.
Como sugestões para os hotéis listamos:
Programações:
- Utilização de informativos digitais;
- Utilização das redes sociais para transmissão de atividades infantis e adultas para;
aqueles que se mantem em isolamento; - Higiene de equipamentos e constante atenção aos espaços abertos de preferência;
- Utilização de EPIs de segurança (máscaras, face-shield, borrifador de álcool em gel);
- Adaptação do número de participantes por atividades, assim como turmas infantis;
- Adequação de espaços fechados x capacidade;
- Criação de uma programação híbrida (rodízio por estações intercalando ferramentas
tecnológicas ou não e explorando as EXPERIÊNCIAS do lazer descritas anteriormente); - Criação de espaços WORK-FUN (local onde somente uma família poderá unir o trabalho
home-office dos pais, com atividades individualizadas infantis). Por exemplo salas de
reuniões com mesa de trabalho individual, e um teatro ou contação de história ao fundo
Atividades:
- Utilização de QR code para atividades como quiz ou jogos de perguntas e respostas;
- Utilização de mais GAMES SHOWS (jogos shows, no estilo auditório);
- Execução de caças individualizados, onde nenhuma criança precisará tocar outr;
(separadas por cores, números e etc); - Atividades individuais ou por família com agendamento prévio, seja esportiva ou lúdica.
Por exemplo torneio em família de ping-pong, totó ou outros jogo; - Cinema a céu aberto (inserção de telão em áreas abertas com esteiras, cadeiras ou mesas
isoladas); - Para crianças principalmente em alguns jogos utilização de bambolês para delimitação de
distanciamento social; - Criação de músicas infantis que reforcem os protocolos de segurança, desde que sejam
animadas claro;
Com essa pesquisa, percebemos que o setor de lazer precisa urgentemente passar por uma reformulação, e tenha certeza que isso será para sempre, mesmo após a vacina. Pois o comportamento humano está sendo alterado, e isso permanecerá.
E aí, vamos pensar juntos em como estar um passo a frente?
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